top of page

Céfalo - caudal

​

​

 - Iniciar com observação da cabeça, integridade cutânea e palpação de gânglios e observação da coloração das mucosas (por causa da anemia muito freqüente e prejudicial na gravidez).

​

- Examinar as mamas: observar aspecto da pele, hidratação, coloração e a simetria dos seios, aréolas e mamilos (importante observar o tipo de mamilo: protuso, invertido, etc).

 

- Fazer a palpação cuidadosamente à procura de nódulos, dores e verificar se há produção espontânea de colostro. Não estimular o mamilo desnecessariamente.

 

- Realizar a medida do fundo uterino (figura abaixo)

 

- Identificar a estática fetal (MANOBRA DE LEOPOLD) - Passo a passo no final da pagina em figura

1- delimitação do fundo uterino com a borda cubital de ambas as mãos e reconhecendo a parte fetal o ocupa.

2- delinear o dorso para poder saber se o bebe está para a direita ou esquerda (posição)

3- explorar a mobilidade do polo, que se apresenta no estreito superior pélvico (insinuação)

4- determine a situação fetal, colocando as mãos sobre a foca ilíaca, deslizando-as em direção as escavas pélvicas e abarcando o pólo fetal, que se apresenta

;

 - O feto pode estar em situação longitudinal (vertical) ou transversa; apresentação cefálica (cabeça primeiro), pélvica (nádegas, pés ou ambos primeiro) ou córmica (primeiro a escápula); a posição é relativa ao dorso fetal (e consequentemente região occipital), se está voltada para o lado direito ou esquerdo da mãe, e ainda, a variedade de posição, que é a relação entre a parte apresentada do bebê com os quatro quadrantes da pelve materna (figuras abaixo)

​

- Realizar ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) através do aparelho sonar (sempre no quadrante abdominal materno onde possivelmente se encontra o tórax fetal) .O ponto de ausculta vai variar com a estática fetal.

 

- Observar se há perdas transvaginais de sangue, liquido amniótico ou tampão mucoso. É importante avaliar aspecto e quantidade dessas perdas.

 

- Avaliar atentamente os membros inferiores, através do sinal de cacifo (na gestante se chama Sinal de Godet) para identificar edema e realizar o “Sinal de Homan” para verificar se as panturrilhas estão livres de varizes e suas complicações.

​

- Verificar os sinais vitais, atentando para pressão arterial e temperatura e realizar o teste de glicemia para controle

Fonte figuras: MONTENEGRO, Carlos Antonio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia fundamental. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 607 p ISBN 9788527713603.

​

Fonte texto: Brasil. Ministério da Saúde.  Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré natal de baixo risco. 32ªed. Brasília, 2012

​

bottom of page