Foco em Mulher 2
Saúde da Mulher II - UFF enfermagem
Exame físico
Pele:
Icterícia: A icterícia é quantificada considerando-se a sua progressão craniocaudal, isto é, a progressão da icterícia da cabeça para a região inferior do corpo (pernas e pés).
Eritema tóxico: pequenas lesões eritemato-papulosas nos primeiros dias de vida. Regridem em poucos dias.
Pústulas: podem indicar impetigo
Millium sebáceo: pequenos pontos branco-amarelados localizados principalmente em asas do nariz
Hemangioma capilar: freqüentes em fronte, nuca e pálpebra superior. Desaparecem em alguns meses.
Hematomas: podem ser em decorrência de tocotraumatismo
Petéquias: pequenas hemorragias do tipo puntiforme
Equimose: áreas grandes, difusas, geralmente azuis, resultante de fragilidade capilar
Edema: desaparecem em 24 a 48 horas, pode ser moderado, mole, localizado em face ao nível dos olhos e no dorso de mãos e membros inferiores. Estas perdas são fisiológicas.
Lanugem: pêlo macio e sedoso
Manchas mongólicas: localizada na região lombosacral, mais comum em RN negros
Vérnix caseoso: material gorduroso branco formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas, recobre a pele ao nascimento, ajudando a deslizar na hora do parto. É absorvido
Sinal Arlequim: fenômeno vasomotor benigno caracterizado pela presença de uma linha que delimita metade do corpo com eritema (vermelhidão) e outro com a coloração normal.
Pênfigo sifilítico: bolas/vesículas palmo-plantares
Cabeça:
Bossa serossanguinolenta: é uma massa mole, mal limitada, edemaciada e equimótica, localizada ao nível da apresentação.
Cefalohematoma: é um hematoma subperióstico que se distingue da bossa pelo seu rebordo periférico palpável, e pelo fato de não ultrapassar a sutura. Regressão espontânea por calcificação em algumas semanas.
Fontanelas: anterior em forma de losango (bregmática) seu fechamento acontece entre 9 até 18 meses; posterior, triangular (lambdóide) seu fechamento acontece no segundo mês.
Suturas: pode ocorrer cavalgamento dos ossos do crânio, sem significado patológico ou craniossinostose, que é a soldadura precoce de uma ou mais suturas cranianas
Respiração
Importante analisar o padrão respiratório (frequência e ritmo), trabalho respiratório (batimento de asas de nariz, retração toráxica) e coloração da pele
Taquipnéia = FR >60irpm
Apnéia = pausa >20s ou 10-15s com bradicardia
Ausculta pulmonar = roncos e estertores são normais ao nascimento
Cardiovascular:
A FC normal do RN varia entre 120-160bpm (TAMEZ, 2013), sopros são normais ao nascimento (até 48h). Precórdio hiperdinâmico, pulsações supraesternais e carotídeas, pulsos amplos são indícios de PCA.
Pulsos e PA diminuídos nos MMII podem indicar coarctação aórtica. Os batimentos cardíacos tem sua intensidade máxima ao longo do bordo esquerdo do esterno. Sopros são comuns nos primeiros dias, se persistir, é provável que seja malformação cardíaca.
Abdômen:
Observe a forma do abdômen. A distensão abdominal pode ser devida a presença de líquido, visceromegalia, obstrução ou perfuração intestinal. Identificar no cordão umbilical a presença de 2 artérias e 1 veia. No cuidado com o coto umbilical deve ser usado álcool a 70% e a queda deste ocorre entre 7 a 10 dias, analisar presença de infecção. Verifique a presença de hérnias inguinais e umbilicais.
Genitália :
Masculina:
verificar a presença ou ausência de testículos (criptorquidia - observar até 6 meses de acordo com o MS). A presença de hidrocele geralmente regride até 2 anos de idade. A fimose é fisiológica ao nascimento. Observar a localização do meato urinário: ventral (hipospádia) ou dorsal (epispádia);
Feminina:
Pequenos lábios e clitóris são proeminentes. Observar edema local, secreção e pseudomenstruação.
Membros:
Avaliar resistência à extensão, a flexão dos membros, a possibilidade de flacidez excessiva e a suposta presença de paralisia
Manobra de Ortolani e Barlow: Abdução e Adução do quadril para avaliar displasia congênita e luxação de quadril
Genu Valgo: deformidade onde os joelhos se aproximam e os maléolos se distanciam do eixo médio.
Genu Varo: deformidade onde os joelhos se distanciam e os maléolos se aproximam do eixo médio.
Polidactilia: dedo rudimentar excedente na face externa do mínimo
Sindactilia: dedos unidos por aderências fibrosas ou ósseas
Avaliação dos Reflexos Primitivos
• Perioral, busca, voracidade ou pontos cardinais: estímulos nos lábios e cantos da boca, e os RN fazem rotação da cabeça e desvio da boca procurando o estímulo. Observa-se até o 2º mês de vida;
• Sucção: observa-se até o 8º mês de vida;
• Preensão palmar: obtido até o 6º mês de vida;
• Reflexo de moro: observa-se até o 6º mês de vida;
• Marcha reflexa: bem estruturada no 1º mês, sendo observada até o 4º mês de vida;
• Rotação da cabeça em prono: o RN eleva a cabeça rapidamente e faz rotação lateral, observada no 1º mês de vida;
• Reflexo de Galant: o RN suspenso no ar é estimulado nos flancos obtendo-se encurvamento do tronco;
• Reflexo Tônico Cervical Assimétrico ou Reflexo do Esgrimista: É desencadeado por rotação da cabeça enquanto a outra mão do examinador estabiliza o tronco do RN. Costuma desaparecer no terceiro mês.
• Reflexo Babinski: Estimulando a planta dos pés ocorre uma extensão do hálux e artelhos. Perde-se cerca dos dois anos e o seu regresso, na idade adulta, é sinal de doença neurológica.
Fonte:
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais.